A diferença entre caridade e solidariedade é puramente física. Enquanto a caridade acontece no sentido vertical, de cima para baixo, dividindo classes em planos distintos, a solidariedade acontece no sentido horizontal, lado a lado, unindo pessoas no mesmo plano. Ao invés de uma questão complexa de sociologia, uma simples equação matemática de resultados. (Paulo Cosmo)



sexta-feira, 4 de junho de 2010

Nossa ação social para a nossa terceira idade

Envelhecer sempre foi uma preocupação constante do homem em todos os tempos. Em nossa sociedade rejeitamos o envelhecimento, não nos conformando com a sua evidencia, pois não é difícil estar associada à terceira idade sentimentos de piedade, medo e constrangimento em virtude das limitações impostas pela condição física, pela saúde mental, por fatores financeiros e pela dependência social de terceiros. A imortalidade e a eterna juventude são sonhos míticos do homem, pois a eterna juventude está sempre relacionada com a felicidade plena. A procura da fonte da juventude data dos mais antigos escritos. A mitologia está repleta de seres imortais e a Bíblia cita com freqüência seres de grande longevidade. Mas o certo é que a velhice é inevitável e devemos estar preparados para enfrentá-la, tal qual a passar de todos os anos em nossas vidas como uma evolução de nossa passagem pela Terra. Com esse pensamento a Politec Amapá Solidária elegeu o início de suas ações sociais em Macapá, tendo como foco atividades junto à terceira idade, mais especificamente dentro do Abrigo São José, mantido pelo Governo do Amapá.


Escolhemos, dentre algumas ações sugeridas, a exibição de um filme no formato de cinemas antigos. Mazzaropi foi o nome lembrado como ícone nacional de sua era, “Sai da Frente” - sua primeira produção de 1952 - o filme selecionado para essa sessão especial de cinema e Corpus Christi (03/06/2010) o dia para a realização do trabalho. A Equipe do Abrigo adaptou a sala climatizada utilizada para Fisioterapia com cadeiras, a Politec trouxe os equipamentos de projeção e nossos espectadores começaram a chegar. Alguns em suas cadeiras de rodas, outros em seu andar lento e compassado, mas todos com expressiva sensação de curiosidade no olhar. A magia do cinema estava no ar...O inesperado desperta a mesma sensação indistintamente da idade. Nessa hora, as imagens falam mais do que as palavras.


Sessão especial tem rotina adaptada. Assim como nas sessões duplas em cinemas antigos, tivemos nosso intervalo para lanche. Interrompemos a exibição para que nossos amigos pudessem tomar seu “mingau” matinal.


Nossos sinceros agradecimentos a Equipe Politec Amapá pela participação na atividade, exemplo de responsabilidade social, na figura dos técnicos Evandro Valente, Paulo Cosmo, Luciane Parucker, Alexandre Ferreira, Dionever Pacheco, Pamela Maia, Marcus Vinícius, Wellington Ferreira, Karina Fontenele, Gerson Souza e Larissa Lobato. Especiais agradecimentos também a Equipe de Funcionários do Abrigo São José, na figura de sua Diretora Ilna, que recebeu nossa proposta de braços abertos e criou as bases para desenvolvimento de nossas atividades. Por fim, ressaltamos o apoio da Secretaria da Receita Estadual no na cessão de material de projeção de vídeo.


Texto e Fotos Paulo Cosmo


Nenhum comentário:

Postar um comentário